terça-feira, 25 de novembro de 2008

A magia... do Douro

A vista de S. Salvador do Mundo

Neste último fim de semana, tive a oportunidade de revisitar aquela que eu acho ser uma das mais belas regiões do mundo, a região do Alto Douro vinhateiro. Não só visitei a região, como revi bons e velhos amigos que tive a oportunidade de conhecer durante uma formação que desenvolvi no ano de 2005 na pitoresca vila do Pinhão - o real coração do vinho do Porto.

Uma das capelas de S. Salvador do Mundo

A razão desta visita foi um evento que acontece no Hotel Vintage House todos os anos e que tem por nome A Magia dos Cogumelos. O objectivo, claro está, é passar um dia na região, acompanhado por um especialista na matéria - Afonso Menezes, a conhecer e colher algumas espécies dos apreciados fungos. Susana e Amândio Barros, investigadores e historiadores, versados igualmente na história duriense, deram igualmente o seu contributo para a visita no santuário vizinho de S. João da Pesqueira, S. Salvador do Mundo, que referem ser um sonho para qualquer arqueólogo, uma vez que existem inúmeros vestígios de civilizações antigas, que também ali desenvolveram cultos.

Susana Barros

Afonso Menezes

A colheita dos fungos foi muito produtiva, mas nas largas dezenas apanhadas, muitos não eram comestíveis e alguns mesmo perigosos para a saúde. Não obstante, colhemos alguns Lactarius Deliciosus, Funghi Porcini e Pleurotus Ostreatus.

Exibição dos cogumelos colhidos

Uma das cestas usadas para a colheita

Andreia Freitas, Coordenadora da Wine Academy com um Pleurotus Ostreatus

O dia culminou num impressivo jantar de sete pratos confeccionado pelo Chef João Santos, todos eles com cogumelos como igredientes, e servidos com vinhos, claro está, do Douro. De facto, a região tem tanto para oferecer que o difícil é escolher o que se fazer.

Cannelonni de magret de pato fumado recheado com Pleurotus Ostreatus e vinagre de chcolate amargo

Rolnho de linguado com mousse de salmão sobre carpaccio de Agaricus Bisporus em infusão de azeite de alecrim ao sabor da ilha de S. Jorge

Tartlete de Lactarius Deliciosus com creme de canela gratinado e gelado de Chanterellus Cibarius

Sem comentários: