quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

São João de Deus

E o pior bairro de Portugal veio realmente abaixo, anunciou ontem Rui Rio, a demolição do último de 28 blocos do problemático bairro de São João de Deus.

Numa tenda plástica plantada na base do bairro com vista para um solitário bloco de apartamentos, ladeado por dois ameaçadores bulldozers, o edil portuense passou em revista através de um filme, a vida naquele bairro. De consumo de droga à vista de todos, a casas literalmente cheias de lixo até ao tecto, demonstrou que aquelas imagens não eram de todo compatíveis com a invicta cidade do século XXI, e que aquele foi na realidade a única promessa eleitoral que fez.


Antigos moradores quiseram ver a destruição simbólica deste último bloco de apartamentos.


A Domus Social foi a empresa municipal responsável por todo o trabalho de demolição.


Os terrenos do antigo bairro para já ainda não têm destino, mas a sua situação geográfica e área tornam-nos muito apetecíveis em termos imobiliários. Não obstante, Rui Rio recusou-se a avançar com qualquer tipo de ideia ou projecto para o local.

Alguns dos antigos moradores observaram e concordaram com a demolição daquele bairro vergonhoso, mas uma pequena minoria de etnia cigana fizeram chegar as suas contestações através de gritos e insultos, mas sempre à distância, pois o efectivo da polícia municipal estava em grande número.

Esta é a capa do jornal de hoje.

1 comentário:

Anónimo disse...

se mandassem todos os bairros a baixo por tráfico de droga nao haveria bairros nem cidades nem países. o Governo ia comer ao boraco de onde saíram.